Atendimento WhatsApp

Abandono Afetivo

O que é abandono afetivo?

Como o conceito atual de família tem como elemento basilar o afeto e exige dos genitores a obrigação de criar os filhos sem lhes omitir carinho e amor, passou-se a falar em paternidade responsável.

Por paternidade responsável, entende-se tanto o dever da mãe quanto do pai, de conviver e cuidar dos filhos menores.

Não basta somente visitá-los, nem apenas pagar pensão alimentícia; há obrigação de convivência efetiva.

Quando esse dever não é atendido, omitindo-se os genitores de proporcionar afeto à figura dos filhos, surge o que chamamos de abandono afetivo.

Abandono afetivo, portanto, é a negligência de qualquer dos pais em prestar aos filhos assistência emocional e afetiva, podendo ser configurado no descaso, na ausência ou na rejeição em prestar-lhes amor, carinho e companhia.

Importante registrar que o abandono afetivo pode ser configurado mesmo quando o(a) genitor(a) ausente pague corretamente a pensão alimentícia.

Posso pedir indenização por abandono afetivo?

Sim.

Como visto anteriormente, a convivência com os filhos é, para além de um direito, um dever dos pais.

A falta de convívio e o distanciamento entre pais e filhos podem comprometer o sadio desenvolvimento da criança e do adolescente, produzindo sequelas de ordem emocional e moral com reflexos permanentes em sua vida.

Foi na esteira dessas considerações que o Superior Tribunal de Justiça passou a reconhecer o 'cuidado' como valor jurídico, identificando o abandono afetivo como um ilícito civil passível de indenização (STJ, REsp 1.159.242/SP – 3ª Turma, Rel. Min. Nancy Andrighi, p. 10/05/2012).

Como posso pedir a indenização?

Para pedir indenização, é preciso que o(a) filho(a) interessado(a) ajuíze uma ação judicial indenizatória em face do(a) genitor(a) que praticou o abandono afetivo.

É imprescindível que o(a) filho(a) contrate um advogado para demandar em Juízo, sendo recomendado o auxílio de um especialista em Direito de Família para aumentar as chances de êxito na ação.


Entre em contato com um advogado especialista em Abandono Afetivo

Nossos advogados especialistas estão online e disponíveis no telefone WhatsApp (11) 95864-0539

Sonia Valerio Autor: Sonia Valerio
Atendimento Imediato




Advogada Sonia Valerio

Sonia Valerio é uma advogada especializada em direito da família e trabalhista, com mais de 12 anos de experiência no setor jurídico. Sonia Valerio tem se destacado em questões familiares, incluindo pensão alimentícia, pedido de guarda compartilhada, adoção, divórcio consensual, divórcio litigioso, divórcio extrajudicial, reconhecimento de paternidade, inventário, testamento e partilha de bens.

Sonia também se destaca por sua ampla experiência e habilidade no suporte a acidentes trabalhistas e consultoria em assuntos previdenciários. Ela abrange aposentadoria por idade e tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, auxílio doença, auxílio reclusão e revisões de benefícios, incluindo a revisão da vida toda.

Seu compromisso em ajudar seus clientes a alcançar resultados positivos e satisfatórios é um dos principais valores que a norteiam em sua prática jurídica.

Conteúdo Relacionado

Divórcio de Estrangeiros Casados no Exterior - Sonia Valerio
Divórcio de Estrangeiros Casados no Exterior - Sonia Valerio

Entenda como funciona o divórcio de estrangeiros casados no exterior e os benefícios de contar com a advogada especia...

Continue lendo
Pensão Alimentícia entre Cônjuges
Pensão Alimentícia entre Cônjuges

Entenda tudo sobre pensão alimentícia entre cônjuges e como a advogada especializada Sonia Valerio pode ajudar nesse ...

Continue lendo
Qual Advogado Resolve Sobre Pensão Alimentícia?
Qual Advogado Resolve Sobre Pensão Alimentícia?

Entenda qual advogado é responsável por resolver questões de pensão alimentícia e como Sonia Valerio pode ajudar no p...

Continue lendo
Como Divorciar Online?
Como Divorciar Online?

Descubra como divorciar online de forma simples e segura com o apoio da advogada especialista Sonia Valerio.

Continue lendo
Pode Divorciar Morando Junto? - Entenda Seus Direitos
Pode Divorciar Morando Junto? - Entenda Seus Direitos

Descubra se é possível divorciar-se morando junto e saiba como a advogada especialista Sonia Valerio pode ajudar ness...

Continue lendo
Como se divorciar de uma pessoa que mora em outro país?
Como se divorciar de uma pessoa que mora em outro país?

Saiba como se divorciar de uma pessoa que mora em outro país e os benefícios de contar com a advogada especialista So...

Continue lendo
Sonia Valerio - Seu Caso é Nossa Responsabilidade

Cuidar do seu caso é a nossa responsabilidade.